15 dezembro, 2007

É preciso pensar, para Criar e parar para pensar...


A questão da criatividade vem sendo discutida há muito tempo. Há varias definições, algumas levando em consideração os aspectos sociais, outras, os psicológicos, e, recentemente, algumas tentativas para conceituar a criação têm surgido das ciências cognitivas.Para Ghiselin (1952), criatividade é "o processo de mudança, de desenvolvimento, de evolução, na organização da vida subjetiva". Fliegler (1959) apud Kneller (1978) declara que "manipulamos símbolos ou objetos externos para produzir um evento incomum para nós ou para nosso meio". Suchman (1981), Stein (1974), Anderson (1965), Torrance (1965) e Amabile (1983), apud Alencar (1993), citam várias definições, respectivamente:

"o termo pensamento criativo tem duas características fundamentais, a saber: é autônomo e é dirigido para a produção de uma nova forma."
"criatividade é o processo que resulta em um produto novo, que é aceito como útil, e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas em algum ponto no tempo."
"criatividade representa a emergência de algo único e original."
"criatividade é o processo de tornar-se sensível a problemas, deficiências, lacunas no conhecimento, desarmonia; identificar a dificuldade, buscar soluções, formulando hipóteses a respeito das deficiências; testar e retestar estas hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados."
"um produto ou resposta serão julgados como criativos na extensão em que a) são novos e apropriados, úteis ou de valor para uma tarefa e b) a tarefa é heurística e não algorística."
Cave (1999) vê a criatividade como a tradução dos talentos humanos para uma realidade exterior que seja nova e útil, dentro de um contexto individual, social e cultural. Essa tradução pode-se fazer, basicamente, de duas formas. A primeira é a habilidade de recombinar objetos já existentes em maneiras diferentes para novos propósitos. A segunda, "brincar" com a forma com que as coisas estão inter-relacionadas. Em ambos os casos, considera a criatividade como uma habilidade para gerar novidade e, com isso, idéias e soluções úteis para resolver os problemas e desafios do dia-a-dia.Kneller (1978) identifica quatro dimensões da criatividade:
"As definições corretas de criatividade pertencem a quatro categorias, ao que parece. Ela pode ser considerada do ponto de vista da pessoa que cria, isto é, em termos de fisiologia e temperamento, inclusive atitudes pessoais, hábitos e valores. Pode também ser explanada por meio dos processos mentais "“ motivação, percepção, aprendizado, pensamento e comunicação "“ que o ato de criar mobiliza. Uma terceira definição focaliza influências ambientais e culturais. Finalmente, a criatividade pode ser entendida em função de seus produtos, como teorias, invenções, pinturas, esculturas e poemas."
Alencar, por sua vez, identifica duas dimensões que parecem permear a noção de criatividade:
"(...) pode-se notar que uma das principais dimensões presentes nas mais diversas definições de criatividade propostas até o momento diz respeito ao fato de que criatividade implica emergência de um produto novo, seja uma idéia ou invenção original, seja a reelaboração e aperfeiçoamento de produtos ou idéias já existentes. Também presente em muitas das definições propostas é o fator relevância, ou seja, não basta que a resposta seja nova; é também necessário que ela seja apropriada a uma dada situação."
Para compreender melhor o contexto e a variedade das definições, é interessante uma análise histórica das teorias da criatividade. A interpretação do que é criativo, bem como a explicação do ato propriamente dito, acontece sempre em um contexto que percebe fatores sociais, culturais e tecnológicos. A história permeia, portanto, a evolução do conceito de criatividade e a sua realização como ato individual.

12 dezembro, 2007

Pergunte ao redaor.

Temos um e-amail: quecriatividade@yahoo.com.br

Aproveite, pergunte mande um alguma sugestão.
Mande um e-mail e receba as atualizações.

Ok.

ass: O redator

Hoje é seu dia Criativo?



Atenção: Esse medicamento não existe.

Concursos novos, faz bem participar e quem sabe ter a sua criatividade premiada.

http://www.focusfilmes.com.br/namiradoinimigo/ tem de ver o filme.

Os deuses do futebol ajudam aqueles que os louvam. E para você provar que é de fato um boleiro protegido, que honra a camisa e luta por cada segundo, terá que mostrar sua fé futebolística perante a União, seus companheiros de campo e, é claro, aos deuses do futebol.
É o Concurso Cultural Oração Premiada da UBC, pela qual você pode ganhar R$ 3.000 em créditos para comprar o que quiser na Netshoes!
Crie uma oração que você religiosamente adotaria antes de todas as partidas de futebol (sejam com você no campo ou na torcida) e envie para seus amigos.

http://ubc.netshoes.com.br/promocao/

11 dezembro, 2007

dicas....


Eu abriria um novo canal de TV, ou iria pra Marte largaria a Terra onde tudo virou rotina, ja que até ela faz a mesma coisa toda vida, ou seja só quer saber de girar ao redor so sol....
E vocÊ?
E.. O que é, o que é faz um gato ser irresistivel?

Se sober cadastre-se no concurso da Friskies.

Vai bem puchar o saco da Friskies, não o saco de ração mas sobre o produto´, vale dizer que é bom chi bom, bom bom....


Eu faço esse tipo de coisa!


Um cartaz feito na Faculdade.
Comente ou doe...

dicas.....

Concurso cultural é assim, tem de saber o que eles querem ler. Tem de escrever um texto criativo e com uma idéia legal. Tem de ser inteligente. Tem de usar palavras com duplo sentido. Sempre quando escrevo eu faço um rascunho antes, escrevo varias vezes, inúmeras frases. Pucho um pouco o saco da empresa. Uma grande dica é nunca desistir e escrever para concursos que dão apenas ingressos ou camisetas pois ali você esta treinando, para os maiores. Faça isso e veras como da certo. Só no ano de 2006 eu ganhei:

- Da Sky uma TV de plasma de 42 polegadas, promoção da copa do mundo. Frase A copa dos seus sonhos da copa da sua casa. Era para fazer uma frase com a palavra copa.
- Aracruz Celulose, melhor texto sobre o tema “qual o seu melhor papel”. Ganhei um computador e uma filmadora da Sony.
- Radio Atlântida Fm de Santa Catarina: Era para responder qual som faz a sua cabeça, eu mandei inúmeras respostas e eles não divulgaram a escolhida. Nessa eu ganhei um DVD palyer, TV de 20”, computador e um ipod nado 2g.
- Um celular com câmera do site do SBT. Era pra contar com a maior mentira que já tinham contado sobre você. Nessa eu inventei um texto muito bisarro.
Essas foram as maiores, mas eu também ganhei perfumes da Boticário, camisa da seleção, mochilas da mormaii, óculos de sol, camisas, perfumes do site do terra, kits do IG e etc...

Quer ganhar o novo Siena 2008 ou computadores Ferrari?
Participa lá no site e conte qual foi a sua maior conquista. Eu ja fui e se eu não ganahr espero que seja você.

http://www.novosiena.com.br/promo/

Tem concurso de Natal site do Terra com tvs e coisa ilarias.

http://www.terra.com.br/clubeterra/natalpremiadoterrashopping2007/

Tem concurso de Natal no ig .
http://registro.ig.com.br/programadepontos/promo/index.htm